O que é?
O PBMeet é um sistema de webconferência com funcionalidades de agendamento e controle de notificações por e-mail para usuários que participam das reuniões agendadas. O PBMeet desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
No momento agendado, a reunião ocorrerá por videoconferência usando um navegador, que pode ser inclusive em um celular ou tablet. O PBMeet incorpora todas as funcionalidades encontradas nas melhores ferramentas encontradas no mercado.
Algumas funcionalidades são:
- Controle de câmera e microfone
- Chat entre participantes
- Compartilhamento de tela (vários podem compartilhar ao mesmo tempo)
- Gravação da reunião
- Transmissão da reunião para o Youtube em tempo real (útil em eventos ao vivo com palestrantes, por exemplo);
- Convite de pessoas por compartilhamento de link de acesso
- Segurança no tráfego de dados (áudio, vídeo e gravação criptografados)
Como fazer uso do PBmeet?
Os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Governo do Estado da Paraíba que tiverem interesse em fazer uso do PBmeet deverão proceder da seguinte forma:
Órgão/Entidade que utiliza o PBDoc:
Enviar ofício por meio da plataforma PBDoc direcionado à Presidência da Codata - manifestando o interesse, assinado pelo gestor do órgão. Deve informar matrícula, nome completo; endereço de e-mail institucional e número de celular de até dois servidores que serão responsáveis pelo gerenciamento do PBmeet no órgão ou entidade.
Órgão/Entidade que não utiliza o PBDoc:
Enviar e-mail para o endereço presidencia@codata.pb.gov.br manifestando o interesse, assinado pelo gestor do órgão.Deve informar matrícula, nome completo; endereço de e-mail institucional e número de celular de dois servidores que serão responsáveis pelo gerenciamento do PBmeet no órgão ou entidade.
Os usuários cadastrados (até dois) para o órgão solicitante serão chamados de Administradores do PBMeet naquele órgão. Esses usuários poderão criar novos usuários, que por sua vez poderão ter acesso a todas as funcionalidades como: agendar reuniões, convidar participantes, gravar reuniões, fazer reuniões divulgadas ao vivo usando o Youtube® (webinar) etc.
Qualquer usuário cadastrados no PBMeet pode criar uma reunião e convidar participantes. Se o participante for cadastrado, o PBMeet já saberá os seus dados a partir do nome informado. Mas também é possível convidar usuários externos (não cadastrados no PBMeet) através do e-mail, mesmo que não seja um e-mail institucional do governo estadual.
Figura 1 – Tela de login do PBMeet no navegador web
Figura 2 – Tela de login do PBMeet no celular