CODATA Participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba

publicado: 20/07/2024 12h47, última modificação: 22/07/2024 16h02
O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, participou de uma mesa de debates sobre o painel "Estratégias da Saúde Digital no Estado da Paraíba – Avanços e Perspectivas".
CODATA Participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), representada por seu presidente Giuseppe Guido, marcou presença no 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba, realizado na sexta-feira (19). Com o tema "Saúde 4.0 - Desafios na Qualificação de Dados em Saúde", o evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI). A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, também participou do simpósio, que aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Durante o evento, foi apresentado o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba (Cieges-PB), uma plataforma inovadora que permite a análise de dados atualizados e unificados, além do monitoramento de diversos indicadores da gestão da saúde estadual.

O simpósio abordou os desafios, estratégias, avanços e perspectivas da saúde digital na Paraíba. Além disso, proporcionou a troca de experiências e conhecimentos adquiridos com programas que já utilizam tecnologias digitais para aumentar a eficiência dos serviços, como o Saúde Meet, uma referência em telessaúde, com mais de 1.500 profissionais habilitados.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destacou os avanços significativos da Paraíba na área de Saúde Digital. Em seu discurso de abertura, enfatizou a importância das parcerias com o Ministério da Saúde, citando como exemplo a adesão dos 223 municípios ao programa SUS Digital, que colocou a Paraíba como o primeiro estado do país a alcançar essa conquista.

Para Kleyber Araújo, gerente de Tecnologia da Informação em Saúde da Paraíba, o simpósio foi um evento crucial tanto para o desenvolvimento contínuo das tecnologias digitais na saúde quanto para o planejamento de novos programas e sistemas. "A tecnologia é hoje inerente a todas as áreas do conhecimento. Este evento marca de maneira efetiva o status da gestão estadual na transformação digital. Estamos trabalhando para que, através dessas ferramentas, possamos oferecer o melhor serviço de saúde aos cidadãos e usuários do SUS", afirmou Kleyber.

O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, participou de uma mesa de debates sobre o painel "Estratégias da Saúde Digital no Estado da Paraíba – Avanços e Perspectivas", contribuindo com sua experiência e visão para o futuro da saúde digital no estado.

""Participar do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba foi uma oportunidade ímpar para discutirmos o papel fundamental da tecnologia na transformação da saúde pública. Aliás, a TIC é uma pauta importante para o Governador João Azevêdo, que em sua gestão criou a Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital, sob o comando da Secretária Jacqueline Fernandes de Gusmão, que é a responsável por definir diretrizes, estabelecer normas, coordenar e avaliar a execução de planos e projetos relativos à transformação digital de serviços públicos do Estado. E este evento nos permitiu compartilhar experiências e alinhar estratégias para aprimorar a qualificação dos dados em saúde, o que é crucial para uma gestão eficiente e para a melhoria dos serviços oferecidos à população. A nossa participação no debate sobre as estratégias da saúde digital no estado reforça o compromisso da CODATA – em parceria com a Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital – em contribuir para o avanço tecnológico e a inovação na saúde e na gestão estadual como um todo, beneficiando diretamente os cidadãos paraibanos", destacou Guido..

Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da Codata com SECOM-PB