Notícias

Servidoras da CODATA participam do “Mulher Tech Sim Senhor” - O maior encontro de mulheres de tecnologia do Brasil

publicado: 05/03/2024 14h45, última modificação: 08/03/2024 14h40
O evento reuniu mais de 700 mulheres em um dia de troca de conhecimentos e experiências sobre tecnologia e empoderamento feminino
Servidoras da CODATA participam do “Mulher Tech Sim Senhor” - O maior encontro de mulheres de tecnologia do Brasil

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA, marcou presença na 9ª edição do Mulher Tech Sim Senhor, o maior encontro de mulheres de tecnologia do Brasil, realizado no dia 02 de março, no Intermares Hall, em Cabedelo/PB.

Consolidado como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, o evento reuniu mais de 700 mulheres em um dia dedicado a palestras, workshops, mesas redondas e mentorias sobre diversos temas relacionados à tecnologia, à inovação e ao empoderamento feminino.

Servidoras da CODATA que atuam na área de tecnologia da informação participaram ativamente do evento, aproveitando a oportunidade para ampliar seus conhecimentos, se conectar com outras profissionais da área e se inspirar em histórias de sucesso.

Com o tema central "Inteligência Artificial: Desvendando o Futuro", a 9ª edição do Mulher Tech Sim Senhor abordou as últimas tendências e os impactos da IA em diferentes áreas da sociedade. Entre os destaques da programação, estiveram palestras com especialistas renomados, mesas redondas com debates sobre os desafios e oportunidades da IA para as mulheres e workshops práticos sobre como aplicar essa tecnologia no dia a dia.

Para além dos conteúdos técnicos, o evento também promoveu a reflexão sobre a importância da diversidade e da inclusão no mercado de tecnologia. Através de mesas redondas e rodas de conversa, as participantes puderam discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na área e compartilhar experiências inspiradoras.

Para Ana Paula Rodrigues Morais, Analista de Tecnologia da Informação e Administradora de Banco de Dados e Suporte Técnico ao Mainframe da CODATA, o Mulher Tech foi um momento muito especial: “Nossa experiência no Mulher Tech Sim Senhor foi marcante, tanto na parte técnica quanto no compartilhamento de vivências como esposas, mães e profissionais em busca de crescimento. O relato da vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, Marisa Reghini Ferreira Mattos, sobre a importância da rede de apoio (inicialmente o marido e, posteriormente, seus pais) foi crucial. Dúvidas como "Será que vou dar conta?" e a vontade de coroar seus esforços eram constantes. Há mais de um ano no cargo, mesmo com viagens, reuniões e decisões, Marisa ainda encontra tempo para curtir futebol com seu filho de 10 anos. Seu depoimento, aliado às ações do BB em prol da mulher e da diversidade, demonstram que a empresa, com mais de 200 anos, 65 milhões de clientes e, pela primeira vez, uma presidente nordestina, paraibana de Campina Grande, negra e homossexual, comprova com números que a diversidade aumenta lucros. Isso nos leva a refletir e querer conhecer a história de cada mulher da CODATA para valorizá-las, motivá-las e apoiá-las em seus desafios diários”, ressaltou.

A Coordenadora de Engenharia de Requisitos da CODATA, Fabyana Albuquerque, destacou as oportunidades promovidas pelo evento: "É a segunda vez que participo do Mulher Tech Sim Senhor e saio animada e entusiasmada, pois conseguimos perceber que a CODATA, nossa empresa, está no caminho correto, estamos trabalhando com metodologia ágil e ritmo de trabalho intenso. Tivemos a oportunidade de compartilhar ideias com outras mulheres das diversas áreas de TI, e a característica marcante que nós mulheres temos é ter o maior cuidado e atenção no processo de desenvolvimento de software, garantindo assim a entrega do produto com maior qualidade. Destaco o que foi discutido no evento, os desafios que os dev's e os qa's enfrentam de trabalharem juntos, ainda longe de virar algo comum e nas empresas. Posso afirmar que a definição de papéis e a implantação de cultura de trabalho entre Dev's e QA's já foi iniciada na CODATA, e tem dado muito certo. Por fim, fico feliz em dizer que nós mulheres estamos sendo reconhecidas na nossa empresa, e estamos conquistando o nosso lugar como profissional de TI”, destacou.

A participação da CODATA no Mulher Tech Sim Senhor reforça o compromisso da empresa com a promoção da inclusão no ambiente de trabalho. A empresa reconhece o valor da participação feminina no setor de tecnologia e acredita que eventos como este são essenciais para estimular o desenvolvimento profissional das mulheres e para construir um futuro mais justo e igualitário.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata