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O bom profissional de analytics

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h20
Quando falamos em analytics, imaginamos soluções que transformam dados em conhecimento por meio de técnicas estatísticas para auxiliar a tomada de decisões táticas e estratégicas das empresas. Mas não se trata apenas de fazer análises estatísticas de dados, prática que não tem nada de novo.
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Quando falamos em analytics, imaginamos soluções que transformam dados em conhecimento por meio de técnicas estatísticas para auxiliar a tomada de decisões táticas e estratégicas das empresas. Mas não se trata apenas de fazer análises estatísticas de dados, prática que não tem nada de novo. A inovação está na capacidade de integrar as enormes quantidades de informações geradas atualmente sobre nossas vidas e transformar esses dados em conhecimentos que ajudem a área de negócios a tomar decisões melhores.

A área de analytics é responsável por implementar programas de Gestão de Relacionamento de Clientes (CRM), os quais envolvem a criação de modelos preditivos para segmentar os consumidores de acordo com o perfil de comportamento (transacional, demográfico e interatividade na web), possibilitando desenvolver ações de marketing personalizadas para maximizar o retorno dessas ações.

Mas o que é preciso para atuar com essas ferramentas? Quais são os requisitos? Os grandes profissionais de analytics são aquilo que nos EUA se chama hoje de Cientistas de Dados (Data Scientists), que entendem de negócios (expertise substantiva) e sabem comunicar análises quantitativas eficientemente para um público leigo. Diferem de um profissional de marketing por fazerem análises quantitativas sofisticadas; e de um programador, por saberem programar modelos estatísticos que precisam ser comunicados para tomada de decisões estratégicas.

A inovação nessa área é muito grande. Por isso, é preciso estar constantemente atualizado para utilizar os melhores modelos, técnicas e ferramentas. E para atender a esse objetivo, é importantíssimo buscar profissionais ou empresas que saibam atuar com primor no assunto. Afinal, analytics é a chance de conhecer profundamente seu cliente, fidelizar, gerar engajamento e, consequentemente, maior retorno nas campanhas de marketing.

*Manoel Galdino é gerente de Analytics da Hyperativa, empresa especializada em soluções digitais de relacionamento.


Fonte: www.canaltech.com.br