Equipe ‘Enquadrados’ é a vencedora do ‘Hackfest Contra a Corrupção’, promovido pelo MPPB

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h19

Foto: MPPB

A equipe Enquadrados foi a vencedora do 'Hackfest Contra a Corrupção', promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), e realizado na sede do Complexo do Ministério Público em Campina Grande, das 18h da sexta-feira (19) às 20h deste domingo (21).

Os estudantes da equipe ‘Enquadrados’ desenvolveram uma ferramenta (aplicativo para internet) que identifica o número de servidores (efetivos, temporários, comissionados etc.) por metro quadrado das Câmaras Municipais e das Prefeituras de todo o país, em especial na Paraíba. A ideia é mostrar o inchaço das repartições públicas, onde os espaços físicos não seriam suficientes para acomodar tantos servidores.

“Todas as ferramentas desenvolvidas nesses três dias pelos estudantes foram fantásticas e irão se transformar em produtos. E esses aplicativos serão, em breve, disponibilizados à população, ajudando na fiscalização do dinheiro público e no combate à corrupção”, avaliou o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, um dos coordenadores do evento.

No início do ‘Hackfest Contra a Corrupção’, na sexta-feira (19), os cerca de 60 alunos que participaram do evento apresentaram 46 propostas. Dez delas foram selecionadas e depois apenas oito passaram a ser desenvolvidas pelas oito equipes formadas por estudantes de cursos de Ciência da Computação (ou áreas afins), Direito, Design ou Arte e Mídia, A competição tinha como principal objetivo o desenvolvimento de aplicativos contra o mau uso do dinheiro público.

“Formalmente, havia uma competição, mas, na verdade, o que existia era mesmo um espírito colaborativo entre os estudantes. E o nosso melhor produto foi o de reunir mais de 50 pessoas num prédio público para criarmos ferramentas de combate à corrupção”, avaliou o professor João Arthur, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e dos coordenadores do evento.

O 'Hackfest Contra a Corrupção' foi realizado por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). A parceria do Ministério Público da Paraíba é com o Laboratório Analytics, do Departamento de Sistema e Computação, do Curso de Ciência da Computação da UFCG, e com o Jornal da Paraíba.

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

As equipes da competição

# Ficha Limpa – Criou um dispositivo que irá ajudar a população na escolha de seus representantes, propondo uma ferramenta que mostre os políticos com ficha limpa.

# Topa Tudo – A principal proposta dessa equipe foi, por meio de análise de dados de licitações, encontrar empresas potencialmente corruptas, que fornecem serviços incompatíveis com a sua competência ou de competências muito divergentes.

# Corruptômetro – Mediu a propensão de políticos ou empresas de se tornarem corruptos, baseado em casos conhecidos de corrupção de políticos e empresas.

# Obras GO – A proposta foi “capturar” obras públicas para saber se foram realizadas ou não.

# Como Estou? – Foi levantado o perfil dos vereadores que atuam na Câmara Municipal de Campina Grande e produzido um ranking, levando-se em conta a produção legislativa desses parlamentares.

# Cartão Fidelidade – A proposta dessa equipe foi mostrar as empresas que fecham “contrato” com partidos políticos e depois são recompensadas nas gestões públicas.

# Enquadrados – A equipe vencedora identificou o número de servidores (efetivos, temporários, comissionados etc.) por metro quadrado das Câmaras Municipais e das Prefeituras de todo o país, em especial na Paraíba.

# Será Dubai?!! – Comparou os gastos das gestões públicas com os tipos de obras que executam, levando-se em conta o metro quadrado.

Fonte: http://www.mppb.mp.br/index.php/noticias-android/3248-equipe-enquadrados-e-a-vencedora-do-hackfest-contra-a-corrupcao-promovido-pelo-mppb