Notícias

Conheça novidades de segurança da atualização do Windows 10

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h19
A atualização de aniversário do Windows 10 traz algumas novidades para a segurança que já foram mencionadas aqui na coluna anteriormente, mas usuários brasileiros contam com mais uma novidade: a assistente Cortana e seu impacto na privacidade.
Conheça novidades de segurança da atualização do Windows 10

 

A atualização de aniversário do Windows 10 traz algumas novidades para a segurança que já foram mencionadas aqui na coluna anteriormente, mas usuários brasileiros contam com mais uma novidade: a assistente Cortana e seu impacto na privacidade.

Isso porque a Cortana exige de muitas informações para funcionar. Com a Cortana ativada, suas pesquisas locais se transformam em pesquisas on-line, porque tudo é procurado automaticamente na web. Além disso, o Windows coleta diversas informações sobre o que você fala e digita para que a Cortana possa funcionar melhor.

Com a atualização de aniversário, todo mundo - inclusive quem já tinha a Cortana - ganhou uma "novidade": não é mais possível desativar a assistente completamente no Windows sem uma modificação no registro. Ou seja, a opção não está mais disponível nas "Configurações".


 


Cortana
Mesmo que não dê para fazer a Cortana sumir por completo, dá para deixar ela praticamente sem ter o que fazer: basta desativar todas as opções no menu de "pesquisa". Para isso, é só clicar na lupa que fica na barra de tarefas e depois no ícone da engrenagem.

Para finalizar, é necessário conferir as configurações de privacidade. A mais importante delas fica em Inicar > Configurações > Privacidade > Fala, escrita e digitação. Esta coluna já fez um guia completo das configurações de todas as configurações do Windows 10; veja aqui.

Independentemente disso, se a Cortana é valiosa para você, é fato que a maioria dos dados que ela precisa não são novidade para a Microsoft se você já usa o Outlook.com com funções como calendário e contatos. Se você não usa, porém, não custa desativar.

 

Windows Defender: modo limitado
Com impacto mais direto na segurança, a atualização de aniversário do Windows 10 trouxe mudanças para o Windows Defender. Uma delas é a possibilidade de deixar o antivírus trabalhar em modo "limitado".

O objetivo desse modo limitado é permitir que o antivírus do Windows funcione junto com outro antivírus já instalado na máquina. O Defender realizará apenas checagens periódicas, sem a proteção em tempo real, diminuindo conflitos e erros inerentes ao uso de dois antivírus.

 A "verificação periódica limitada" fica em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender e só aparece quando houver outro antivírus funcionando no computador.

 

 

Windows Defender: modo off-line
Apesar do nome, o modo "off-line" do Windows Defender não tem tanto a ver com internet e sim com o próprio sistema: ele é "off-line" no sentido que funciona sem precisar do Windows como um todo, permitindo que o computador inicie com o mínimo necessário para rodar o antivírus.

Com isso, a ideia é que os próprios vírus que podem interferir com o funcionamento do antivírus também não estejam funcionando. Vale tentar esse modo quando o antivírus não consegue remover um vírus (o mesmo vírus fica sendo detectado ou não é removido).

A opção também fica em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender. É preciso descer a janela, já que a configuração fica na parte inferior.

 

Reinstalação do Windows
A atualização de aniversário facilita a reinstalação do Windows. O link fica em Configurações > Atualização e segurança > Recuperação, em "Mais opções de recuperação".

O link leva para uma página da Microsoft que oferece a ferramenta "Refreshtool".

Essa ferramenta é interessante para quem pretende "formatar e reinstalar o sistema" e quer tentar fazer isso sozinho antes de levar a um técnico especializado. Também é útil para computadores novos que vieram com muitos programas adicionais indesejados instalados de fábrica - é bem provável que o sistema funcione melhor após esse processo, embora alguns recursos do fabricante acabem sendo perdidos.

Essa ferramenta reinstala o Windows e apaga todos os dados no computador. Por isso, só utilize essa opção após fazer uma cópia dos seus dados ou quando o computador estiver "zerado".

 

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/conheca-novidades-de-seguranca-da-atualizacao-do-windows-10.html