CODATA e Prefeitura de Esperança fecham contrato para implantação do PBDoc na gestão municipal

publicado: 12/08/2023 10h00, última modificação: 16/08/2023 15h20
A parceria entre a CODATA e a Prefeitura Municipal de Esperança é um marco importante para a ampliação da oferta dos produtos e serviços desenvolvidos pela Companhia, demonstrando a sua capacidade de atender outros entes, além do próprio Governo do Estado da Paraíba.

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – CODATA, deu um grande passo na comercialização dos seus produtos e serviços ao assinar, com a Prefeitura Municipal de Esperança, o primeiro contrato para implantação do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital em uma gestão municipal. A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada na sexta-feira (11), na sede da Prefeitura, e contou com a participação do Diretor da CODATA, Giuseppe Guido, do Vice-Prefeito Edmilson Lopes (representando o Prefeito Nobinho), do Chefe de Gabinete e Secretários Municipais, além do Diretor Administrativo e Financeiro da CODATA, Renato Mendes e técnicos da Companhia.

O PBDoc, desenvolvido pela CODATA há três anos, já funciona em quase 70 órgãos da administração direta e indireta do Governo da Paraíba, possui mais de 33 mil usuários e já produziu mais de 5.360.000 documentos (processos, expedientes, anexos), o que gerou a economia de mais de 107 toneladas de papel, além da redução de custos com impressão e espaço físico para guarda dos processos.

Para o Presidente da CODATA, Giuseppe Guido, a Companhia passa por um novo e produtivo momento, onde tem desenvolvido diversas ações para a ampliação do uso de seus produtos e serviços por outras entidades, tais como prefeituras e governos de outros estados, além de clientes da iniciativa privada: “Nosso papel tem sido buscar parcerias com outros governos, com outros entes da federação, com universidades, com órgãos como o TJ, TRE e TCE, com prefeituras como a de João Pessoa e a de Rio Branco, no Acre e, agora, com a Prefeitura de Esperança e de tantas outras em nosso Estado, de forma a construirmos um Hub de serviços de TI, ampliando a oferta de produtos e serviços tecnológicos que otimizem as gestões públicas, bem como que facilitem o dia-a-dia da população”, ressaltou.

Para o Analista de Sistemas, Helder Vieira, que atuou diretamente na coordenação da implantação do PBDoc no Governo do Estado, a CODATA – ao firmar esse contrato com a Prefeitura de Esperança – dar início a uma nova linha de atuação: “Ao longo dos anos da existência da CODATA a atuação foi direcionada quase que em sua totalidade a atender aos órgãos da gestão estadual, nos últimos anos, com o desenvolvimento do PBConsig – Sistema de Consignados da Paraíba, a Companhia expandiu suas atividades para a esfera privada, efetuando atendimentos a uma variada gama de instituições bancárias e corporações. E, agora, ao atender a demanda de um cliente público que não é o Estado, cria a oportunidade de ampliarmos esse atendimento com outras soluções que dispomos. A nossa visão é que a curto e médio prazo tenhamos uma cesta de serviços voltada para prefeituras, da mesma forma que já temos para a gestão estadual, o que facilita e agiliza a implantação. Outro aspecto de significância que a parceria com a Prefeitura de Esperança traz consigo é a presença de um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na região. Nossa intenção é fazer uso dos recursos humanos altamente qualificados, representados pelos estudantes de ciência da computação, para a execução dos serviços demandados”, destacou.

“Implantar o sistema PBDoc na prefeitura de Esperança será uma oportunidade inédita e  desafiadora. O PBDoc é o sistema de protocolo da Paraíba que visa modernizar e otimizar o processo de tramitação de documentos digitais e informações dentro de organizações públicas. Estamos ampliando para as prefeituras e isso é muito bom para a boa gestão documental tanto na esfera estadual como para os municípios do Estado. A implantação do PBDoc na Prefeitura de Esperança envolve a transição de processos manuais para um ambiente digital. Espera-se que essa modernização melhore a eficiência, reduza o uso de papel e agilize a tramitação de documentos produzidos”, finalizou o servidor da CODATA Marcelo Ramos, Coordenador de Implantação, Suporte e Treinamento do PBDoc.

Edmilson Lopes, Vice-Prefeito, destacou a relevância dessa aliança com a CODATA para a implementação do PBDoc: "Esperança se tornará a primeira cidade da Paraíba a adotar esse sistema, promovendo uma modernização ainda maior dos serviços públicos e agilizando a tramitação de documentos relevantes para os cidadãos. Esta é mais uma iniciativa voltada a beneficiar a população esperancense", concluiu.

Lourival Júnior – Assessor de Marketing e Relacionamento Institucional