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CODATA apresenta para SEAD, CGE e Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital proposta do novo Portal de Serviços

publicado: 16/07/2024 15h18, última modificação: 17/07/2024 16h40
A nova plataforma proposta será um portal único que agregará todos os serviços dos órgãos, com login único (gov.br), facilitando o acesso aos serviços pelo cidadão de maneira rápida, intuitiva e inclusiva.
CODATA apresenta para SEAD, CGE e Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital proposta do novo Portal de Serviços

O presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), Giuseppe Guido, reuniu-se na terça-feira (16) com o secretário de Estado da Administração (SEAD), Tibério Limeira, a secretária executiva de Administração e secretária executiva de Modernização e Transformação Digital, Jacqueline Fernandes de Gusmão, e o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior, na sede da Companhia. O objetivo da reunião foi a apresentação da proposta da nova plataforma do Portal de Serviços do Governo do Estado da Paraíba, abrangendo serviços prestados de forma presencial, semi-presencial e digital, bem como as leis relacionadas à Carta de Serviços (Lei 13.460/2017) e ao Governo Digital (Lei 14.129/2021) e as adequações já implementadas no sistema do Portal de Serviços e Portal Cidadão.

 

A nova plataforma proposta será um portal único que agregará todos os serviços dos órgãos, com login único (gov.br), facilitando o acesso aos serviços pelo cidadão de maneira rápida, intuitiva e inclusiva.

 

Além de promover a facilidade de acesso e a eficiência dos serviços públicos, o novo Portal de Serviços fortalecerá a política de governo eletrônico do Estado, possibilitando uma comunicação rápida e assertiva, agilidade na obtenção dos serviços, inclusão digital e, consequentemente, melhoria na vida dos cidadãos paraibanos.

 

Para o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes, as funcionalidades apresentadas na proposta do novo Portal de Serviços representam uma melhora significativa no processo de comunicação entre o governo e o cidadão. “A plataforma desenvolvida pela CODATA está alinhada às melhores e mais avançadas práticas de governo digital, o que permitirá ao cidadão maior facilidade no uso e no acesso aos serviços públicos. Várias otimizações foram apresentadas, mas um dos avanços que gostaria de destacar é a possibilidade de o cidadão ter, em sua área de usuário, um registro com todo o histórico de demandas feitas junto ao Governo do Estado da Paraíba. Qualquer serviço que ele solicite, seja a renovação da CNH ou o agendamento de outro serviço, ficará registrado em seu perfil,” ressaltou.

 

Para Jacqueline Gusmão, secretária executiva de Administração e secretária executiva de Modernização e Transformação Digital, a reunião foi extremamente positiva, uma vez que apresentou um projeto inovador para um novo portal de serviços para o cidadão paraibano. “Sempre contamos com a parceria da CODATA, que atua como nosso braço tecnológico. Essas tecnologias são fundamentais para nossa estratégia de modernização da máquina pública do Governo da Paraíba. Após avaliarmos conjuntamente as funcionalidades apresentadas, nosso objetivo principal, tanto da CODATA quanto da gestão como um todo, é beneficiar o cidadão, que passará a receber esses serviços de forma digital. Isso criará um relacionamento muito melhor com o Estado, com menos burocracia, mais inclusão, e possibilitará ao cidadão avaliar facilmente os serviços disponibilizados, gerando uma cadeia de valor muito significativa e importante,” destacou a secretária.

 

A apresentação do novo Portal de Serviços foi conduzida pela servidora da CODATA, Bárbara Cristina Monteiro Gurjão, analista de requisitos dos projetos de Governo Digital. Também participaram da reunião Aluísio Bruno, assessor técnico da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital, e Rodrigo Rebouças, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do AYTY – Laboratório de Engenharia de Software Aplicada.

 

A carteira de serviços digitais do Estado tem sido continuamente ampliada. Atualmente o Governo da Paraíba tem cerca de 300 serviços digitais em funcionamento, sendo a Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital a responsável por definir diretrizes, estabelecer normas, coordenar e avaliar a execução de planos e projetos relativos à transformação digital de serviços públicos do Estado.

 

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata