Notícias

Codata apresenta o PBDoc para Indiretas do Governo da Paraíba

publicado: 17/11/2020 14h42, última modificação: 31/10/2022 16h20
Codata apresenta o PBDoc para Indiretas do Governo da Paraíba

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata, vem realizando uma série de reuniões virtuais para apresentar o PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital do Governo da Paraíba. Na quarta-feira (4), foi a vez de algumas indiretas conhecerem as características, os benefícios da plataforma e os seus impactos na administração pública. Participaram da reunião representantes da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado – SUPLAN; da Companhia Docas da Paraíba - DOCAS-PB; da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC; e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ.

 

Para Júlia Lacet, Coordenadora de Implantação do PBDoc nas Indiretas, as apresentações são destinadas ao conhecimento primeiro da alta gestão dos órgãos, para que se possa iniciar o processo de implantação com a solicitação da criação da CPAD. “Nas apresentações, os gestores têm uma noção global de como funcionará o processo de implantação, tomam ciência da importância da escolha da equipe do próprio órgão para o processo e são informados sobre os primeiros passos a serem trilhados”, destacou.

 

“Esse trabalho diz respeito a um dos fundamentos do processo de transformação digital do Governo, isto é, do Governo Digital, através do qual as ações governamentais deixam de estar atreladas a elementos físicos, como documentos em papel, cópias em papel carbono, filas indianas, etc, e passam a considerar por padrão elementos eletrônicos e baseados em programas de computador, ou seja, digitais, conferindo aos processos do governo toda a segurança e eficiência associadas”, ressaltou o Diretor de Sistemas, Helder Vieira

 

Também participaram da reunião o Presidente da Codata, Guiseppe Guido, e o Assessor da Presidência, Helcio Alencar.

 

O PBDoc:

 

O PBDoc foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata

registrado em: