Notícias

A Codata no II Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública discutindo soluções e inovações relacionadas à TI pública

publicado: 26/11/2018 16h09, última modificação: 31/10/2022 16h20

O II Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública reuniu, quarta (21) e quinta-feira (22), em João Pessoa, cerca de 300 agentes públicos de 32 instituições com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre soluções e inovações relacionadas à TI pública. Durante o evento — que teve a Codata entre os organizadores — foram abordados casos de sucesso, metodologias e ferramentas de desenvolvimento de software e de gestão de projetos, bem como tendências na área que possibilitam a prestação de um serviço público de qualidade.

O Extraweb - Terminal de acesso ao sistema SIAF com solução de impressão integrada — aplicativo desenvolvido pela Codata que diferente das antigas soluções que necessitavam da instalação de um software específico para acesso ao terminal e impressão de documentos, é uma ferramenta que permite ao usuário acessar o Sistema de Administração Financeira (SIAF) de qualquer máquina que possua acesso à Internet e navegador web instalado, além de prover recursos segurança e auditoria — foi apresentado pelo Analista de TI da Gerência de Suporte e Produção Francisco de Assis Costa de Albuquerque Júnior. Ele abordou os desafios e esforços para desenvolver, testar e colocar em produção a solução, de forma que suportasse a demanda.

O evento contou com a participação ainda da nossa Diretora Técnica, Christhiny Sanson, proferindo suas belas palavras de boas-vindas, na mesa de abertura do evento. E o Diretor Presidente da Codata, Krol Jânio, apresentando o Portal da Cidadania do Estado da Paraíba, em um debate com os presentes, sobre a grande importância deste serviço para a população do Estado, e a preocupação do Governo Estadual em facilitar a vida do cidadão.

Lançado em janeiro de 2018, o portal da Cidadania é mais uma ação do Governo da Paraíba que objetiva reunir e integrar em um único ambiente os diversos serviços que os órgãos do Estado oferecem, possuindo hoje cerca de 90 serviços.

Por meio dele, é possível fazer pagamentos de guias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizar o agendamento para a emissão do documento de Identidade, também para renovação da carteira de habilitação, visualizar os preços ofertados nos postos de combustíveis, verificar as seleções ou concursos abertos, além de outros serviços, como o Celular Seguro, no qual a população cadastra o aparelho e informa caso haja a perda ou roubo.

Além da Codata, por meio dos seus colaboradores Geane Barbosa e Helcio Alencar, o simpósio foi organizado pela Dataprev, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Serpro, Polícia Federal e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Também participaram do evento a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, a Agência Brasileira de Inteligência, o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraíba, Receita Federal, Ministério da Fazenda, Ministério Público do Estado da Paraíba, Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, a Agência Executiva de Gestão das Águas, a Secretaria da Receita Estadual, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, o Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Justiça da Paraíba, entre outros.