Notícias

Segurança Pública a um clique de distância: Delegacia online do Governo da Paraíba registra aumento de quase 300% no uso da ferramenta

publicado: 21/05/2020 19h31, última modificação: 31/10/2022 16h20
O Governo do Estado da Paraíba, neste período de pandemia da Covid-19 e de isolamento social – o que fez necessária a suspensão do atendimento presencial em órgãos públicos - , tem se valido de plataformas digitais para continuar prestando serviços de qualidade aos usuários. Um bom exemplo disto é o aumento de quase 300% no uso da delegacia online.

O Governo do Estado da Paraíba, neste período de pandemia da Covid-19 e de isolamento social – o que fez necessária a suspensão do atendimento presencial em órgãos públicos - , tem se valido de plataformas digitais para continuar prestando serviços de qualidade aos usuários. Um bom exemplo disto é o aumento de quase 300% no uso da delegacia online.

A ferramenta foi criada pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, para gerar mais comodidade ao usuário, como se ele tivesse dentro de uma delegacia física, mas tendo o atendimento online disponível no site: delegaciaonline.pb.gov.br, podendo ser acessada de tablets, smartphones e computadores, desde que estejam conectados à internet. O serviço registra ocorrências relacionadas a perdas de documentos e objetos, furtos simples, acidentes de trânsito sem vítima, pessoas desaparecidas e encontro de pessoas, bem como solicitação de medidas protetivas de urgência por mulheres em situação de violência doméstica.

Ao acessar o portal delegaciaonline.pb.gov.br o usuário é direcionado a um formulário que deve ser preenchido com os dados da ocorrência. Estas informações são encaminhadas para o setor responsável por fazer uma análise, que demora, no máximo, 24 horas. Em seguida, o cidadão que registrou a ocorrência recebe em seu e-mail uma senha de acesso a um protocolo.

Caso a ocorrência esteja de acordo com as normas da Delegacia Online, o usuário receberá o boletim de ocorrência. Se ocorrer algum problema, a pessoa vai receber um e-mail com a justificativa pela reprovação e com as devidas recomendações para resolvê-lo. A análise dos registros dos cidadãos é feita por servidores da Seds e ocorre em dias úteis.

Visite o digital.pb.gov.br e conheça todos os serviços disponíveis no ambiente online do Governo da Paraíba.



Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata