Notícias

Codata realiza treinamento do PBdoc para JUCEP, FUNAD, Cooperar, FCJA e Hospital Edson Ramalho

publicado: 23/05/2022 16h23, última modificação: 31/10/2022 16h20
O treinamento sobre a plataforma para membros das CPADs - Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos - foi realizado nos dias 18 e 19 de maio.
Codata realiza treinamento do PBdoc para JUCEP, FUNAD, Cooperar, FCJA e Hospital Edson Ramalho

Dando segmento às etapas do processo de implantação do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital do Governo da Paraíba, em órgãos da administração indireta, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – CODATA, realizou nos dias 18 e 19 de maio, mais um treinamento sobre a plataforma para membros das CPADs - Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos. Desta vez, os órgãos participantes foram: a Junta Comercial do Estado da Paraíba – JUCEP; a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD; o Projeto Cooperar; a Fundação Casa de José Américo; e o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

 

A proposta do PBDoc é substituir a produção e tramitação de documentos em papel, passando a adotar o formato digital. Atualmente o PBdoc  já está em pleno funcionamento em mais de 60 órgãos e tem uma base de dados com mais de 1.766.500 itens (processos, documentos, expedientes e anexos).

 

Segundo Juliana Coutinho, responsável por ministrar o treinamento, nessa capacitação é realizado um passo-a-passo detalhado de todas as funcionalidades da plataforma, demonstrando, na prática, como criar processos e documentos e toda a sua tramitação. “De modo prático, demonstramos no Ambiente de Aprendizagem como os servidores podem utilizar o PBDoc, apresentamos todas as funcionalidades, sanamos as eventuais dúvidas que venham surgir, bem como possibilitamos que os servidores já tenham acesso ao sistema para colocar o aprendizado em prática já no momento do treinamento. Desta forma, os servidores poderão se beneficiar de todos os recursos do PBDoc, o que otimizará a execução do seu trabalho”, destacou, Juliana.

 

O PBDoc:

 

O PBDoc foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata