Notícias

CODATA otimiza forma dos usuários se logarem no SIAF

publicado: 23/02/2023 15h20, última modificação: 23/02/2023 15h23

A Companhia de Processamento de dados da Paraíba – CODATA, implementou uma nova forma de credencial para que os usuários do SIAF - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo do Estado da Paraíba façam o login de maneira otimizada e mais segura. A partir desta quinta-feira (23), os usuários só poderão se logar no SIAF (https://siaf.pb.gov.br) por meio de uma credencial única ou SSO (Single Sign-On). O SSO já é usado em outros sistemas do Estado como PBConsig, PBDoc e SIOP.

O SSO é uma ferramenta de autenticação de usuário que permite o acesso com segurança a vários aplicativos e serviços usando apenas um conjunto de credenciais.

Para facilitar o acesso, relacionamos, abaixo, um checklist de como fazer login no SIAF via SSO, bem como esclarecemos as principais dúvidas:

a) Usuário sem SSO e sem login no SIAF:
O usuário deverá abrir chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) solicitando a criação do usuário no SSO e encaminhar ofício para a Controladoria Geral do Estado – CGE solicitando a criação do usuário no SIAF (Mais informações no telefone: (83) 3214-2517).

b) Usuário com SSO e sem login no SIAF:
O usuário deverá encaminhar ofício para a Controladoria Geral do Estado – CGE solicitando a criação do usuário no SIAF (Mais informações no telefone: (83) 3214-2517).

c) Usuário sem SSO e com login no SIAF:
O usuário deverá abrir chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) solicitando a criação do usuário no SSO.

d) Usuário com SSO e com login no SIAF:
Os logins disponíveis para o usuário deverão aparecer após logar no SSO.

e) Logo no SSO, mas algum login não aparece ou nenhum login aparece:
O usuário deverá abrir chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) informando CPF e supostos logins associados.

f) Gerei um relatório, mas não recebi o PDF.
Verifique se, por acaso, o navegador não está bloqueando PopUps.

g) Realizo o login no SSO e escolho um perfil e em seguida aparece Aplicação finalizada com sucesso:
Provavelmente, o login está desativado ou com algum problema na configuração. O usuário deverá abrir chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) e login.

h) Acesso o endereço siaf.pb.gov.br porém ainda caio na tela de login tradicional:
Por conta do cache, o navegador ainda exibe a antiga página de login. Se possível, limpe o cache ou use outro navegador ou use o modo anônimo. Em questão de algumas horas, o cache será renovado automaticamente.

i) Após logar no SSO, aparece uma mensagem dizendo senha inválida/incorreta:
Nesse caso, o usuário deve abrir chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) informando CPF e enviando a tela com a mensagem de erro.

j) Não lembro ou não sei a senha do SSO:
Acesse https://sso.codata.pb.gov.br/auth/realms/paraiba/login-actions/reset-credentials e clique em recuperar a senha

k) Não sei o e-mail associado ao SSO:
O usuário deve abrir um chamado na Central de Atendimento da CODATA (suporte.codata.pb.gov.br) informando CPF a partir do qual a equipe de suporte irá identificar o e-mail associado.