Mais de 5 mil pessoas discutem inclusão digital em João Pessoa

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h20
João Pessoa sedia, a partir desta quarta-feira (dia 9), quatro eventos voltados para a tecnologia como meio de inclusão e cidadania. Estão sendo esperados mais de 5 mil participantes para a III Expotec, o II Seminário Desafios e Soluções para a Inclusão Digital, o Seminário Nacional de prefeitos e o Encontro da Anid. Serão quase 200 palestras para públicos específicos, distribuídos em ambientes do Centro de Convenções da Capital.

João Pessoa sedia, a partir desta quarta-feira (dia 9), quatro eventos voltados para a tecnologia como meio de inclusão e cidadania. Estão sendo esperados mais de 5 mil participantes para a III Expotec, o II Seminário Desafios e Soluções para a Inclusão Digital, o Seminário Nacional de prefeitos e o Encontro da Anid. Serão quase 200 palestras para públicos específicos, distribuídos em ambientes do Centro de Convenções da Capital.

Segundo o  presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do NIC.br, Percival Henriques, os eventos são para públicos diferentes, mas a temáticas é a mesma: inclusão social e digital das pessoas e o desenvolvimento da área digital.

“Você não consegue falar de inclusão digital dissociada de inclusão social. Mesmo as pessoas que estão incluídas socialmente, podem estar excluídas digitalmente. A Paraíba avançou nesse quesito, mas precisa avançar muito mais, porque ainda temos comunidades que não têm sequer telefone celular”, disse.

A Expotec
A terceira edição da feira de inovação e tecnologia ‘Expotec’, que acontece entre os dias 9 e 11, já bateu o recorde de inscritos e, este ano, terá como tema principal é ‘Internet e as Cidades Inteligentes’. Não haverá cobrança de ingressos, porém as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se cadastrar no site da Expotec.

Na  programação consta 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

Seminário para lideranças de movimentos sociais
O II Seminário Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais acontece na quinta-feira (dia 10), das 9h às 18h. É direcionado a representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e culturais de base, lideranças indígenas, quilombolas, estudantes, ativistas e outros. O objetivo final é provocar uma articulação e criação de uma agenda de atuação entre os participantes.

Debate com prefeitos e gestores

O Seminário Nacional de Prefeitos e Cidades Inteligentes, que será realizado na quarta-feira (9), vai discutir o que pode ser feito, de fato, pelos governantes para alcançar a autossustentabilidade. Uma cidade inteligente e sustentável utiliza as tecnologias de informação e comunicação e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Encontro da Anid

Será realizado entre os dias 9 e 11 o 10º Encontro Nacional da Anid, que tem como tema principal a Internet e as Cidades Inteligentes. Também é um evento gratuito e as inscrições ainda estão abertas no site da Anid. São mais de 20 palestras e oficinas sobre diversos assuntos como: inclusão digital, rede de cabos, desafios para o futuro, Netflix, redes de provedores, IPv6, gerenciamento, rede de fibra ótica, entre outros.

Mais da metade dos 27 estados brasileiros estarão representados no Encontro Nacional da Anid, que também terá uma feira que irá reunir diversas empresas que atuam na área e apresentarão as novidades do setor.

Blog do Rubão

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2017/08/07/93605-mais-de-5-mil-pessoas-discutem-inclusao-digital-em-joao-pessoa