Mais de 1,5 mil novos sinais são incluídos na Suíte VLibras

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h20
O novo dicionário do conjunto de softwares inclui sinais do Legislativo, uma parceria com a Câmara dos Deputados, chegando agora a mais de 12,5 mil termos.

Mais uma conquista para a comunidade surda no Brasil, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adicionaram ao Dicionário da Suíte VLibras mais de 1,5 mil novos sinais. A medida beneficiará cerca de 9,5 milhões de brasileiros que possuem algum nível de deficiência auditiva.

“Não podemos falar em governo digital sem pensar em estratégias para incluir pessoas com deficiência”, explica Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.

De acordo com Pagotti, o novo dicionário do conjunto de softwares inclui sinais do Legislativo, uma parceria com a Câmara dos Deputados, chegando agora a mais de 12,5 mil termos. “Estamos preparando ainda outras novidades, como uma nova versão para a Suíte VLibras com suporte a regionalismos e navegação por leitor de tela”, disse o secretário.

VLibras

Lançada em maio deste ano, a Suíte VLibras é um conjunto de softwares públicos, desenvolvidos totalmente em código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promover o acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais em computadores e dispositivos móveis.

Entre as ferramentas disponíveis para os surdos estão o VLibras-Desktop, VLibras-Plugin (navegadores Firefox, Safari e Chrome), VLibras-Móvel (Android e iOS), VLibras-Vídeo e a Wikilibras, local onde é possível desenvolver novos sinais ou corrigir outros já inseridos no dicionário dos softwares. Todas as soluções traduzem o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Homenagem

O mês de setembro é sempre um marco histórico dos movimentos e conquistas da comunidade surda. Todo ano, para celebrar o Dia Nacional dos Surdos, comemorado dia 26 de setembro, várias atividades ocorrem durante o mês especial, intitulado de Setembro Azul. “Libras é a segunda língua mais falada do Brasil, e o governo federal vai continuar trabalhando para disponibilizar ferramentas que simplifiquem o acesso às informações e serviços em ambientes digitais”, explica Pagotti.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão