Notícias

PBDoc: Codata inicia o ano capacitando servidores de mais três Indiretas do GovPB

publicado: 04/01/2021 19h15, última modificação: 04/01/2021 19h41
PBDoc - Codata inicia o ano capacitando servidores de mais três Indiretas do Governo da Paraíba.jpg

O ano novo começou em ritmo acelerado na Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata. A equipe de implantação do PBDoc nos órgãos da administração indireta do Governo do Estado realiza, nos dias 4 e 5 de janeiro, o treinamento na plataforma de servidores da Companhia Docas da Paraíba; da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC; e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ. Com esta capacitação os servidores estaduais estarão aptos a fazer uso de todas as funcionalidades do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital do Governo da Paraíba.

Juliana Coutinho - CodataSegundo Juliana Coutinho, responsável por ministrar o treinamento, nessa capacitação é realizado um passo-a-passo detalhado de todas as funcionalidades da plataforma demonstrando, na prática, como criar processos e documentos e toda a sua tramitação. “De modo prático, demonstramos no Ambiente de Aprendizagem como os servidores podem utilizar o PBDoc, apresentamos todas as funcionalidades, sanamos as eventuais dúvidas que venham surgir, bem como possibilitamos que os servidores já tenham acesso ao sistema para colocar o aprendizado em prática já no momento do treinamento. Desta forma, os servidores poderão se beneficiar de todos os recursos do PBDoc, o que otimizará a execução do seu trabalho”, destacou, Juliana.

Todos os treinamentos do PBDoc tem sido feitos de forma online, devido a pandemia do COVID-19,participaram na sala virtual os seguintes servidores: DOCAS: Joyce, Mery e Jonatha; FAPESQ: Ruth, Ramonyele, Eronildes, Mayara, Manoel e Ligia; EPC: Wagner, Ana Flor, Josiane e Julyane.

O PBDoc:

O PBDoc foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata