Ferramenta eletrônica da saúde está com novo endereço

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h19
mosaico1.jpg

O Projeto Mosaico, ferramenta eletrônica do Governo do Estado onde os gestores e a população em geral podem encontrar informações sobre saúde, está com novo endereço.  O endereço escolhido por meio de votação foi: http://infosaudepb.saude.pb.gov.br

De acordo com Marco Túlio, do Centro Estratégico de Informações em Saúde (Ceis), serviço ligado à Gerência de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, a mudança de nome e de endereço também é acompanhada pela mudança de endereço físico e os servidores do Antigo Mosaico, que ficavam em São Paulo, agora estão na Secretaria de Estado da Saúde.

Ele explica que o endereço antigo (http://mosaico.no-ip.org) continua existindo, mas redireciona a requisição de página para o novo. “Isto é uma forma de fazer com que as pessoas que têm o endereço antigo não fiquem sem poder acessar. Esta é uma medida temporária e deve permanecer apenas por tempo suficiente para os usuários se acostumarem com a mudança”.

Marco Túlio explicou que esta mudança já era esperada há algum tempo, mas que só agora pode ser realizada. De acordo com ele, foi necessária a instalação dos servidores que hospedam as aplicações (desenvolvimento e produção); instalação de servidor web, servidor de banco de dados, framework de desenvolvimento e bibliotecas de apoio, configuração dos servidores web e de banco de dados; criação e configuração das entradas de DNS para o novo endereço (infosaudepb.saude.pb.gov.br) e cópia das aplicações e das bases de dados.

Mosaico – Nessa ferramenta eletrônica, o gestor e a população podem encontrar os indicadores de saúde, estabelecimentos de saúde, Indicadores Demográficos e informações de regionalização, além do P2R2 (Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos), PPI (Programação Pactuada e Integrada), Sigtransito (Informação sobre acidentes de trânsito), Produtividade, (Plantão Médico), Sigcustos (Sistema de Gestão de Custos) e Sisnuc (Sistema de Cálculo Nutricional).

Segundo Marco Túlio, a mudança do nome, endereço do serviço e endereço físico dos servidores não deverá afetar as aplicações, os dados guardados até agora ou mesmo a qualidade do serviço. “A responsabilidade sobre a infraestrutura que dá suporte ao InfoSaudePb a partir de hoje está na Gerência de Tecnologia, com a qual estaremos trabalhando”, finalizou.