CODATA participa do II Workshop ABEP em Brasília. Paraíba sediará próximo evento

publicado: 17/08/2021 17h40, última modificação: 31/10/2022 16h20

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – CODATA, participou do II Workshop da ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Com o tema "A realidade da TI pós-pandemia", o evento, realizado em Brasília (DF), nos dias 12 e 13, contou com a participação de representantes dos governos Federal e Estaduais para discutir os impactos da pandemia nas políticas de TI das esferas públicas e as adaptações necessárias a essa nova realidade.

No II Workshop ABEP foram realizados dois Painéis de extrema importância para o momento atual: “A cultura do serviço público X ambiente do teletrabalho” e “O impacto do apagão de profissionais de TI com a Pandemia”.

Giuseppe Guido - Presidente Codata

Para o presidente da CODATA, Giuseppe Guido, o evento foi uma excelente oportunidade para se discutir as mudanças trazidas pela Covid-19 e como os entes públicos devem se adequar daqui para frente para melhor atender a população. “Ficamos muito satisfeitos com os temas debatidos, em percebermos que todos os estados estão avançando na transformação digital e, sobretudo, por termos a confirmação que o Governo da Paraíba está no caminho certo das políticas públicas de TI e de ofertas de serviços digitais, uma vez que a CODATA estar na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços para ampliar e melhorar a oferta de serviços digitais à população”, destacou.

Um outro ponto relevante para o presidente da CODATA, tratado no evento, foi a proposta de um acordo entre as PRODs (empresas de processamento de dados dos governos) para a contratação conjunta de provedores de Nuvem Pública, o que irá otimizar a migração das soluções e serviços para sistemas de nuvem, além de reduzir os custos. “Eventos como estes da Abep são excelentes oportunidades para as Prods, uma vez que possibilita a troca de experiências, bem como a realização de parcerias e cooperações técnicas, de modo que soluções e expertises possam ser compartilhadas entre as entidades governamentais. Recentemente realizamos um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Rio Branco (AC), na qual disponibilizamos o PBdoc e em troca recebemos soluções de ponto eletrônico, processos seletivos, entre outros, como também com o Governo do Amapá - por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) - o qual nos disponibilizou a plataforma de consignação ”, ressaltou Guido.

Ao finalizar o II Workshop da Abep, Tasso Lugon – presidente da Abep-Tic e coordenador do evento –, ressaltou “Hoje o mundo está muito mais conectado. O desafio agora é entender a realidade que a Tecnologia da Informação está inserida e criar soluções que impactem a vida do cidadão”.

Paraíba sediará próximo evento da ABEP

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) escolheu a Paraíba para realizar seu próximo evento. Nos dias 02 e 03 de setembro irá acontecer, em João Pessoa, a 130ª RFDTES – Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos e a 31ª RGTES – Reunião dos Gerentes Técnicos.

Em breve será divulgada a agenda completa de trabalho do evento.

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata