Tudo o que você precisa saber sobre o Android 7.0

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h19
Anunciada durante o primeiro semestre deste ano, a versão 7.0 do Android já começou a chegar para os smartphones Nexus. Batizada de Nougat, ela promete melhorar a experiência de uso do sistema operacional do Google.
Tudo o que você precisa saber sobre o Android 7.0

Anunciada durante o primeiro semestre deste ano, a versão 7.0 do Android já começou a chegar para os smartphones Nexus. Batizada de Nougat, ela promete melhorar a experiência de uso do sistema operacional do Google.

Como principal diferencial, o update traz a API Vulkan. Ela é focada em gráficos 3D e promete melhorar o desempenho de jogos. Há também novos emoticons mais bem desenhados, e a funcionalidade Smart Reply, que permite responder mensagens de forma mais ágil e prática.

Velocidade

As instalações de aplicativos ficarão mais rápidas no Nougat e os apps serão instalados em velocidade 75% superior do que nas atuais versões. Para uma noção mais clara disso, em testes do Android Police, o tempo de instalação do aplicativo do Facebook caiu de 3 minutos e 26 segundos para 32 segundos no Android 7.0.

Reprodução

Outra novidade é que as atualizações do sistema operacional acontecerão em segundo plano, sem que o usuário precise ativá-las manualmente.

Organização

A organização do smartphone foi um ponto bastante pensado pelo Google. Os usuários poderão agrupar as notificações de um mesmo aplicativo, deixando a central de notificações mais limpa. Será possível controlar o nível de importância das aplicações e até mesmo bloquear notificações de algumas delas de forma temporária sem precisar acessar as configurações do celular.

Reprodução

Também foi adicionado um novo recurso para melhorar a interface da janela de multitarefas. Os aplicativos inativos por muito tempo poderão ser fechados automaticamente para ajudar o celular a economizar bateria e memória RAM.

Usabilidade

Já para facilitar o manuseio, o Nougat ganhou uma espécie de atalho “ALT + TAB". Para usá-lo, basta dar um toque duplo no botão de tarefas para retornar ao aplicativo que estava sendo utilizado anteriormente. Isso facilita, por exemplo, a cópia de textos de um programa para o outro.

Reprodução

Quem não quiser fazer isso poderá optar por executar mais de um aplicativo de forma nativa. Assim, torna-se possível assistir vídeos do YouTube enquanto você navega no Facebook, por exemplo. Tudo sem precisar trocar de janela a todo o momento. Essa funcionalidade, contudo, deverá ser reservada apenas para smartphones mais potentes e que aguentem o tranco de reproduzir dois aplicativos de forma simultânea.

Segurança

O Android 7.0 será o mais seguro de todos, pelo menos esse é o desejo do Google. Ele será equipado com recurso de encriptação nativa que dá uma camada extra de segurança para os dados do usuário. Além disso, a Play Store e o Chrome, por exemplo, serão mais inteligentes na hora de identificarem possíveis ameaças pelo download de aplicativos ou o acesso a sites maliciosos.

Realidade virtual

O novo sistema operacional trará o maior suporte nativo para realidade virtual dos smartphones. Haverá uma lista de aplicativos que usam a API compatível com o sistema operacional para transformar o seu telefone em um dispositivo VR.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-android-7-0/61449