Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > CODATA - Companhia de Processamento de Dados da Paraíba > Notícias > Presidente da Codata assume gestão da Abep

Notícias

Presidente da Codata assume gestão da Abep

O presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, assume a partir deste mês a presidência executiva da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), para a gestão 2015/2016 da instituição.

A eleição ocorreu durante a primeira Reunião Ordinária do Conselho de Associadas ABEP (Roca) do ano, realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, em São Paulo (SP). Na ocasião, foram eleitos os novos diretores da associação, que tem como missão unificar as entidades públicas no âmbito estadual que trabalham com Tecnologia da Informação (TI).

Krol afirmou que seu principal objetivo à frente da Abep é fortalecer e integrar cada vez mais as entidades afiliadas, criando uma grande rede de conhecimento. “Com isso, nós queremos que haja cada vez mais uma troca de conhecimentos entre as instituições e que a experiência de cada uma delas ajude na solução de seus respectivos problemas”, ressaltou.

Através desta cooperação, a Paraíba pode se espelhar em bons exemplos para desenvolver novos projetos na área. O presidente usa como exemplo o chamado Cinturão Digital, uma rede de fibra óptica de aproximadamente 3 mil quilômetros desenvolvida pela Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice). Com cobertura de cerca de 90% da população urbana do estado, é a maior rede pública de banda larga do Brasil.

“Através da Abep, nós podemos ter acesso aos detalhes do projeto e da sua implantação”, argumentou Krol Jânio. “Dessa forma, nós podemos elaborar nosso próprio plano de rede de fibra óptica, evitando problemas já observados em sistemas implantados como o Cinturão Digital”, completou.

Para o presidente, este é apenas um exemplo positivo do que pode vir a ser desenvolvido, indicando também a possibilidade de parcerias entre os estados. Outro projeto desenvolvido pela Abep é a Uniabep, que oferece especializações à distância na área de Tecnologia da Informação. “Vamos capacitar os profissionais de TI das empresas estaduais e promover uma integração das soluções de tecnologia de cada estado”, explicou Krol Jânio.

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone