Notícias

Conheça o Zabbix, software para ambientes de monitoramento de TI

publicado: 20/03/2015 12h44, última modificação: 31/10/2022 16h19
O Zabbix é um software de monitoramento Open Source (totalmente gratuito), criado por Alexei Vlasishev, em 1998, quando o mesmo teve uma demanda interna para monitorar seus servidores.

 

Durante minha experiência em diversas empresas de TI, tive a necessidade de criar um NOC, um centro de monitoramento que possibilitasse monitorar e gerenciar todos os clientes de forma centralizada e que não fosse de um valor absurdo e totalmente escalável.

Utilizei diversos softwares, muitos de alto impacto no mercado e pagos, mas sempre esbarrava em alguma dependência da solução.

Depois de realizar muitos testes e pesquisas de casos de sucesso, encontrei o Zabbix, um software robusto e open-source para monitoramento de ambientes de TI.

História Zabbix

O Zabbix é um software de monitoramento Open Source (totalmente gratuito), criado por Alexei Vlasishev, em 1998, quando o mesmo teve uma demanda interna para monitorar seus servidores. Logo após, em 2001, foi lançada a primeira versão estável da ferramenta.

Em 2005 foi fundada a Zabbix SIA COMPANY, empresa que é responsável pelo suporte técnico e comercial do produto para consultorias e afins. Atualmente a Zabbix SIA tem sua matriz no Japão e possui 18 parceiros espalhados no mundo.

O que é o Zabbix?

Zabbix é um software de monitoramento capaz de monitorar todo um ambiente de Tecnologia da Informação. Oferece um frontend amigável para configuração e manutenção, o que causa grande autoridade perante ferramentas concorrentes. A coleta de dados do monitoramento é realizada através de agente próprio ou SNMP v1 v2 v3, SSH, módulo VMware, Scripts, entre outros.

Arquitetura

O Zabbix é formado dos seguintes componentes:

  • Zabbix Server: Processo central do Zabbix, interage com o Zabbix Proxy e Agentes, calcula gatilhos, envia notificações.
  • Database: Onde todas informações de configuração do Zabbix e dados coletados do monitoramento ficam armazenados.
  • Zabbix Proxy: Uma das features mais utilizadas do Zabbix, pois é capaz de prover o monitoramento remoto de clientes.
  • Frontend: Visualização do ambiente, dados coletados, gerenciamento e configuração.

 

 

Fonte: publicado por Jorge Pretel em http://www.tiespecialistas.com.br/